Moçambique vai voltar a fornecer energia a Zâmbia e os dois países querem também retomar a cooperar no sector da agricultura.
Comissões mistas dos dois países estão a finalizar os últimos detalhes dos documentos que vão garantir a retoma da cooperação nos sectores de agricultura e energia.
No sector da agricultura os dois países querem impulsionar a produção e produtividade virando as atenções para a troca de experiencias entre os produtores.
O anuncio da retoma da cooperação Moçambique Zâmbia nestes dois sectores foi feito ontem pelo presidente da república Filipe Nyusi no banquete de estado que ofereceu ao seu homólogo zambiano que esta de visita ao nosso país.
O chefe do Estado disse que a cooperação Moçambique e Zâmbia só fará sentido se beneficiar os seus povos.
Nesta sua intervenção o presidente da república sublinhou que aspectos históricos e culturais têm vindo a reforçar os laços de amizade e cooperação entre os governos e os povos dos dois países.
Já o presidente da Zâmbia Hakainde Hichilema disse ser também interesse do seu país que os acordos de cooperação rubricados com Moçambique se traduzam na melhoria das condições de vida das suas populações.
No prosseguimento da sua visita hoje o presidente da Zâmbia vai visitar a central termoeléctrica de ciclo combinado e gás de Maputo e depois será recebido pela presidente da assembleia da República, Esperança Bias.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.