Foi chefe de Estado entre 1979 e 2017, tendo cumprido uma das mais longas presidências no mundo. Estava internado nos cuidados intensivos há duas semanas.
Morreu o antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, esta sexta-feira, aos 79 anos. A informação foi avançada em comunicado pela Presidência de Angola.
"O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença", começam por escrever.
O executivo angolano, que apresenta "profundos sentimentos de pesar" à família, apela ainda "à serenidade de todos neste momento de dor e consternação".
O presidente de Angola já declarou um período de cinco dias de luto nacional, a ter início à 00h de sábado, 9 de Julho.
José Eduardo dos Santos estava internado, há duas semanas, nos cuidados intensivos, em coma induzido, no Centro Médico Teknon, em Barcelona, em Espanha, depois de ter sofrido um AVC. Ao longo dos últimos meses, tem estado acompanhado por alguns dos seus filhos, tendo problemas de saúde há vários anos.
Recorde-se que o antigo presidente governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos chefes de Estado a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo. (RM NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.