O engenheiro holandês também ajudou a desenvolver o CD.
Morreu Lou Ottens, o engenheiro holandês responsável pela invenção da cassete de fita magnética. Tinha 94 anos. O pai da cassete morreu em sua cidade natal, Duizel, no fim-de-semana passado, mas a família só anunciou o óbito esta quarta-feira.
A sua invenção transformou a forma como as pessoas ouviam música, pois permitia a gravação e reprodução das músicas preferidas em qualquer altura. Chegou a haver um ressurgimento da cassete nos últimos anos - com artistas como Lady Gaga ou The Killers a lançarem músicas em versão cassete.
Estima-se que tenham sido vendidas 100 mil milhões de cassetes em todo o mundo desde seu lançamento na década de 60.
Lou Ottens tornou-se chefe do departamento de desenvolvimento de produto da Phillips em 1960, onde ele e sua equipa desenvolveram a cassete de fita magnética. Três anos depois era apresentada numa feira de electrónica em Berlim, na Alemanha, e rapidamente se tornou um sucesso mundial.
O engenheiro viria mais tarde a fazer um acordo com a Phillips e a Sony para patentear o seu modelo, depois de várias empresas japonesas terem produzido cassetes semelhantes e em vários tamanhos. Esteve também envolvido no desenvolvimento do CD (compact disk).
Numa entrevista, já depois de se ter reformado, assumia que um dos seus maiores arrependimentos era ter sido a Sony e não a Phillips, a empresa para a qual tinha trabalhado, a ter criado o icónico Walkman para cassetes. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.