O Presidente da República diz que foi com profunda dor e consternação que o país recebeu a notícia da morte, este sábado, de Rui Baltazar, primeiro Presidente do Conselho Constitucional e antigo ministro da Justiça.
Filipe Nyusi considera que Rui Baltazar foi um destacado patriota, que dedicou toda a sua vida ao serviço da Pátria Moçambicana.
Em mensagem publicada na sua página do Facebook, o Chefe de Estado sublinha que ainda na sua juventude, durante o período colonial, Rui Baltazar destacou-se como advogado defendendo vários nacionalistas presos pela PIDE.
Na mensagem, Filipe Nyusi endereça, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e em seu próprio nome, sentidas condolências à família enlutada e à família moçambicana.
Rui Baltazar dos Santos Alves, 91 anos, jurista e político moçambicano, foi o primeiro ministro da Justiça do Governo de Transição de Moçambique (1974-1978) e primeiro presidente do Conselho Constitucional entre 2002-2004.
Entre 1978 e 1986 foi deputado e desempenhou também as funções de ministro da justiça, reitor da Universidade Eduardo Mondlane (1986-1990), embaixador de Moçambique na Suécia (1994-2001) e conselheiro do Presidente da República entre 2002 e 2004. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.