O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD), em Nampula, necessita de 43 milhões de meticais para responder todas as eventuais situações de emergência, decorrentes da presente época chuvosa e ciclónica.
Este é o valor constante do Plano de contingência do INGD em Nampula apresentado esta segunda-feira pelo delegado desta instituição, Alberto Armando, na vigésima terceira sessão do observatório do Desenvolvimento provincial.
Alberto Armando referiu que das previsões feitas, a província de Nampula vai registar três cenários: Primeiro, de ocorrência de ventos fortes, inundações localizadas e descargas atmosféricas, eventos que vão decorrer até finais de Janeiro.
O segundo e terceiro cenários, estão relacionados com a possibilidade de ocorrência de cheias e tempestades tropicais que vão até ao final da época chuvosa e ciclónica.
Nestes cenários, o INGD estima que mais de 124 mil pessoas poderão sofrer o impacto e o valor em causa poder, eventualmente, servir para a assistência humanitária nas primeiras 72 horas após os eventos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.