O governo de Nampula iniciou a liquidação das dívidas contraídas às empresas, por aquisição e fornecimento de diversos bens e serviços às instituições do Estado, no período entre 2014 e 2017.
A medida tem em vista vazar as responsabilidades do estado em período de recuperação dos activos.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, pelo Secretário de Estado da província de Nampula, Mety Gondola, durante o seminário de capacitação dos secretários permanentes e ordenadores de despesas provinciais no âmbito da execução do orçamento de estado.
Até ao momento, cerca de 150 empresas já foram pagas e o valor global da dívida à terceiros é de cerca de 200 milhões de meticais.
O secretário de Estado da Província de Nampula, Mety Gondola, adverte aos funcionários do Estado ligados a gestão dos fundos do erário público, para que o processo de liquidação das dívidas seja acompanhado de contenção.
Gondola apelou, igualmente, para que não se continue a contrair, de forma reiterada e sem critérios definidos, dívidas aos terceiros.
O governante disse estar preocupado com funcionários titulares de senha de acesso ao sistema electrónico financeiro do Estado que partilham este código de segurança com colegas, acto que considera danoso e punível, pois que a senha é secreta e unipessoal.
Alertou ainda para a necessidade de os gestores financeiros salvaguardarem os recursos do Estado, com uma gestão correcta e com atenção aos procedimentos financeiros. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.