Quinze pacientes deram entrada nas últimas vinte e quatro horas no Centro de Tratamento de cólera na cidade de Nampula.
O chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Nampula, Geraldino Avalinho, disse que neste momento, as atenções estão viradas para o distrito de Nampula por este registar, até ao momento, um cumulativo de mil e duzentos e vinte e cinco casos de cólera.
Geraldino Avalinho apontou os bairros de Mutauanha, Murrapaniua, Muahivire, Namutequeliua, Natikiri, Namicopo, Napipine, Marrere, Carrupeia e Muatala, como os que reportam maior número de casos de cólera ao Centro de Tratamento da doença na cidade capital nos últimos dias.
Segundo Geraldino Avalinho, desde a eclosão da cólera na província foram reportados seis óbitos, dos quais 2 em Nacala-Porto, 3 no distrito de Nampula e 1 em Memba.
E por isso, o sector de saúde e seus parceiros tem estado a desenvolver uma série de actividades nas comunidades no processo de distribuição do purificador da água, educação para saúde e encontros de coordenação com os outros sectores para a mitigação da doença.
Actualmente, a província de Nampula conta com um total de três mil e 755 casos de cólera, notificados desde que eclodiu a doença, em Abril deste ano.
Dos cinco distritos com casos de cólera, quatro já foram declarados o fim do surto, de acordo com o Chefe do Departamento de Saúde Pública no Serviço Provincial de Nampula. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.