Setenta mil crianças entre os 3 e 59 meses de idade dos distritos de Mecubúri e Malema serão abrangidas pela campanha de quimio-profilaxia sazonal da malária, cujo lançamento foi feito esta segunda-feira, na Vila de Malema, na província de Nampula pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago.
A campanha que vai decorrer nesta fase piloto nos distritos de Mecuburi e Malema ira consistir na administração em quatro ciclos mensais, de sulfadoxina-piremetatina e amodiaquina, em crianças dos 3 a 59 meses de idade.
Falando na ocasião, o ministro da saúde, Armindo Tiago, disse que, o pais registou nos primeiros dez meses deste ano 9 milhões de casos de malária contra de 8 milhões de 2019, o que representa um aumento em 6 virgula quatro por cento.
Armindo Tiago explicou ainda que, no mesmo período foram registados setecentos óbitos contra 500 de 2019.
O titular da pasta da saúde referiu que esta campanha é uma intervenção segura de custo eficaz e praticável que pode prevenir setenta e cinco por cento de casos de malária em crianças menores de cinco anos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.