A Direcçao Provincial da Cultura e Turismo no Niassa desafia as novas gerações a Salvaguardar a herança cultural da provincia.
O Desafio foi lançado esta sexta-feira a margem de uma mesa redonda envolvendo professores secudarios e dos diversos estabeleciomentos de ensino superior , alusiva ao dia internacional dos monumentos e sitios historicos que se assinala este Domingo.
O directo Provincial da Cultura e Turismo no Niassa, Mateus Chapungo disse que salvaguardar a herança cultural é reforçar os laços identitarios e fomentar o dialogo entre a tradiçao e o progresso.
Mateus Chapungo acrescetou ainda que a valorizaçao e conservaçao do patrimonio cultural estimula o conhencimento entre geraçoes e reforça os laços identitarios.
Na ocasiao, Francisco Cataua docente da Universidade Rovuma, extensao de Lichinga, destacou a necessidade de roforço da informaçao sobre a importancia de valorizaçao dos monumentos e sitios historicos nas escolas e nas familias.
A provincia do Niassa possui mais de quinhengtos munumentos e sitios historicos, com destaque para monumentos herguidos em memoria de alguns herois, locais de cultos, tumulos, pinturas rupestres entre outros.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.