A degradação acentuada da estrada Metangula/Meluluca, aliada ao estado precário da ponte sobre o rio Meluluca, no distrito de Lago, no Niassa, atrasa a conclusão do projecto de electrificação daquela região.
As obras que tiveram o seu inicio em dois mil e vinte e dois tinham como data da sua entrega a catorze de Janeiro do ano em curso e sofreram uma paralisação devido a intransitabilidade da rodovia que dá acesso ao posto administrativo de Meluluca.
O chefe do posto administrativo de Meluluca, Issufo Momade, disse que neste momento decorrem trabalhos de reposição da ponte sobre o rio Meluluca, o que vai permitir o reinicio dos trabalhos de electrificação local através da energia da rede Nacional.
A fonte disse que já foi expandida a linha eléctrica de média tensão e implantados postos de transformação nos povoados de Nkholongue, Nchepa, Nyussi, Ngala, Lusenhezi, Mecundi, Meluluca-sede, Milambe, Chiloa, Malanga e Lussefa, podendo beneficiar numa primeira fase, cinquenta famílias.
Issufo Momade explicou que neste momento para a conservação de produtos, os mais de vinte e oito mil habitantes da região recorrem a painéis solares. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.