No Niassa, sete postos Administrativos e uma localidade vão beneficiar de energia eléctrica da rede Nacional e de sistemas solares até princípio do próximo ano.
Trata-se dos postos administrativos de Gomba, Matondovela, Chiuta, Nakhumua e Muhipite que serão electrificados por sistemas solares, Muaquia, Nairubi e a localidade de Meluluca, pela rede Nacional.
Com a electrificação destas regiões, o índice de cobertura em corrente eléctrica poderá passar dos actuais quarenta e oito ponto nove por cento, para cinquenta e dois, contemplando mais de cento e oitenta e dois mil consumidores.
O chefe do departamento de Recursos Minerais e Energia no Serviço Provincial de Infra-estrutura, no Niassa, Lucas Malungo, disse que no âmbito do projecto, neste momento decorre a extensão das linhas de energia e outros projectos aguardam pelo visto do Tribunal Administrativo.
Neste momento, a província do Niassa conta com mais de cento e oitenta e dois mil e setecentos consumidores de energia eléctrica, desse universo, acima de dezasseis mil foram abrangidos, este ano.
Com a electrificação dos sete postos administrativos, vão faltar os de Maiaca no distrito de Maua e M’Sawize, em Mavago. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.