Na vila municipal de Metangula, distrito do Lago, na província do Niassa várias infra-estruturas públicas e privadas estão na iminência de serem engolidas pela erosão.
A situação é mais crítica no porto de Metangula, que se tornou inacessível a viaturas devido a abertura de crateras gigantes.
Além da infra-estrutura portuária, a erosão afecta severamente a estrada e outros edifícios públicos.
A secretária Permanente do distrito do Lago, Isabel Chande, disse que a situação é agravada pela obstrução de canais de drenagem das águas por assoreamento e depósito de resíduos sólidos.
Chande avançou que para minorar o problema, o governo local mobilizou os funcionários públicos e a população para uma jornada de limpeza das valas de drenagem.
Por outro lado, a estrada que liga a Vila de Metangula à praia de Chuanga pode sofrer corte a qualquer momento, devido a formação de ravinas por conta da exploração acentuada numa pedreira e desmatamento de florestas para combustível lenhoso. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.