A província do Niassa aplicou mais de onze milhões de dólares para a construção, reabilitação e requalificação de infra-estruturas de abastecimento de água, unidades sanitárias e saneamento do meio, no ano passado.
Os dados foram divulgados esta sexta-feira, em Lichinga na reunião do Comité de Supervisão do Programa de Governação Transparente para Água, Saneamento e Saúde – GOTAs terceira e última fase implementado em oito distritos da província.
Estas acções contribuíram para a elevação do nível de cobertura de água potável para quarenta e seis ponto sessenta e oito por cento através da reabilitação e construção de noventa furos mecânicos de abastecimento de água.
A melhoria de prestação de serviços de saúde as comunidades, o controlo do fecalismo a céu aberto nos distritos abrangidos pelo programa e redução de casos de diarreias são outras conquistas.
Apesar destes avanços, o governo do Niassa e parceiros de cooperação se mostram preocupados com a ma qualidade das infra-estruturas, a falta de transparência na contratação de empreitada, o incumprimento de prazos das obras e execução orçamental.
O director Provincial do Plano e Finanças, Francisco Guerra, anunciou o novo orçamento de mais de cento e quarenta milhões de meticais para o presente ano.
A terceira e última fase do programa GOTAs termina no primeiro semestre de dois mil e vinte e seis. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.