Na província do Niassa perto de Mil e Duzentos agregados familiares serão abrangidos pelo inquérito nacional do Sida – INSIDA com objectivo de avaliar o impacto desta pandemia na sociedade.
Com a duração de quatro meses, o inquérito vai abranger quinze dos dezasseis distritos do Niassa e serão inqueridas duas mil e quarenta e sete pessoas.
Para o efeito, foram criadas quatro equipes de trabalho, compostas por mais de vinte e oito pessoas, entre técnicos de saúde, inquiridores e outros, que vão deslocar-se ao encontro do grupo alvo.
O Secretário do Estado no Niassa procedeu esta quinta-feira ao lançamento do inquérito na cidade de Lichinga, onde pediu a colobaoração da população daquela província.
Em conversa com um dos inquiridos, no bairro da Cerâmica, Dinis Vilanculo disse esperar que esta actividade contribua em acções de prevenção, combate e tratamento de pessoas vivendo com o HIV-SIDA e que os envolvidos participem na mobilização das pessoas.
A governadora do Niassa, Judite Massengele, disse na ocasião que reduzir a actual tendência de aumento das infecções por HIV-SIDA naquela província com uma taxa seroprevalência de Sete ponto Oito por cento, exige o envolvimento de todos na sua luta. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.