A província de Niassa registou de Janeiro a Julho deste ano mil e novecentos focos de queimadas descontroladas o que coloca esta região como uma das que mais fogo-posto regista no País.
Os distritos de Mecula, Cuamba e Mecanhelas são os que mais focos de queimadas descontroladas registam, seguidos de Marrupa, Mandimba, Lago, Metarica e Nipepe.
O director dos Serviços Provinciais de Ambiente no Niassa, Jornito Muemede, diz que por detrás da situação está a prática da agricultura itinerante, a caça furtiva e questões culturais.
Jornito Muemede afirma que devido ao impacto negativo que as queimadas estão a criar para o ambiente decorrem campanhas Zero Queimadas que consiste no envolvimento das comunidades no combate ao fenómeno e queimadas frias dentro da Reserva Especial do Niassa, centrada na montagem de quebra fogos. (RM Niassa)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.