Níger. Governo rejeita golpe de Estado

Publicado: 27/07/2023, 8:52
Categoria:

O Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, e o chefe da diplomacia nigerina, Hassoumi Massoudou, rejeitaram hoje o golpe de Estado no país, afirmando, em mensagens separadas, que continuam a representar as autoridades legítimas.
Äs conquistas duramente alcançadas serão salvaguardadas. Todos os nigerinos que amam a democracia e a liberdade vão zelar por isso", declarou Bazoum, numa mensagem publicada pelas 05:00 GMT, na rede social X (ex-Twitter).
A mensagem foi publicada horas depois de militares terem anunciado na televisão que tinham derrubado Mohamed Bazoum, democraticamente eleito em 2021.
"Somos as autoridades legítimas e legais", declarou, por sua vez, à rede de televisão France 24, Hamoudi Massoudou, chefe da diplomacia e chefe de governo interino do Níger, na ausência do primeiro-ministro, que se encontrava numa viagem oficial a Roma no momento do golpe.
O responsável insistiu que "o poder legal e legítimo é o exercido pelo Presidente eleito do Níger, Mohamed Bazoum", que se encontra "de boa saúde".
Massoudou, que se encontra na capital nigerina, Niamey, frisou ter ocorrido "uma tentativa de golpe de Estado", que "não foi" iniciado pelo exército.
"Pedimos a esses responsáveis facciosos que regressem às fileiras. Tudo pode ser alcançado através do diálogo, mas as instituições da República devem funcionar", acrescentou, fazendo um apelo "a todos os patriotas e democratas do Níger para que se unam e digam não a esta acção facciosa".
Esta acção significa um recuo de "dez anos" e um bloqueio do "progresso do país", salientou.
Militares do Níger afirmaram, na quarta-feira à noite, ter derrubado o regime de Bazoum, através de um comunicado lido na televisão estatal em Niamey, em nome de um Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP).
"Nós, as forças de defesa e segurança, reunidas no seio do CNSP, decidimos pôr fim ao regime que conhecem", o do Presidente Bazoum, declarou o coronel Amadou Abdramane, rodeado por nove militares fardados, noticiou a agência France-Presse.
Os militares anunciaram ainda, no discurso televisivo, o encerramento das fronteiras e a entrada em vigor do recolher obrigatório "até novo aviso".
O acesso ao palácio presidencial do Níger em Niamey está bloqueado desde quarta-feira de manhã e a estrada que conduz ao edifício continua fechada ao trânsito por elementos da guarda presidencial, disseram à agência EFE fontes no local.
Mohamed Bazoum está detido desde a manhã por membros da guarda presidencial, na sequência do fracasso das conversações sobre pontos que permanecem desconhecidos.
Depois do Mali e do Burkina Faso, o Níger tornou-se no terceiro país da região do Sahel a sofrer um golpe de Estado desde 2020.
Uma mediação liderada pelo Presidente nigeriano, Bola Tinubu, deverá tentar encontrar uma solução para o impasse vivido no país. (RM /NMinuto)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram