Cerca de 10 mil alunos do Ensino Secundário Geral, do distrito de Dondo, província de Sofala, passarão a estudar, a partir de 2024, em instalações condignas, modernas e resilientes a eventos climáticos severos, graças às obras de reconstrução da Escola Secundária de Mafambisse, que foi destruída pelo ciclone Idai.
O Ministro das Obras Publicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, acompanhado pela Secretaria do Estado na Província de Sofala Cecilia Chamutota, visitou, esta segunda-feira, o empreendimento, avaliado em cerca de 814 milhões de Meticais, um financiamento da Fundação de Caridade Tzu Chi com a comparticipação do Governo de Moçambique.
Na ocasião, o Ministro Mesquita, manifestou satisfação com o decurso das obras, que se encontram com uma execução de 78%, tendo referido que o projecto será concluído ainda este ano, para que em 2024, os alunos se beneficiem daquela magna infra-estrutura.
A nova Escola Secundária de Mafambisse terá 58 salas divididas em pisos, sendo 18 salas no primeiro, 20 segundo e terceiro, o que elevará a sua capacidade para cerca de 10 mil alunos em três turnos, incluindo o nocturno, 18 casas de banho, 5 salas de professores, 3 salas de informática, sendo duas para os alunos e outra para os professores, 3 laboratórios para as disciplinas de Física, Química e Biologia, uma enfermaria e um campo de jogos multiusos.
Ainda em Sofala, Distrito de Nhamatanda, Ministro Mesquita, visitou o Bairro de Reassentamento de Metuchira, cujo obras também são financiadas pela Fundação de Caridade Tzu Chi. Em Metuchira, Mesquita, exortou os 54 beneficiários das novas habitações do T1 e T2 das 410 previstas e em construção a necessidade de cuidar e preservar esses lares recém-construídos. E aproveitou a ocasião para apelar ao GREPOC a necessidade de capacitação dos mesmos em matérias de manutenção e plantio de árvores.
Ainda segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, Mesquita escalou a Província de Manica, onde se inteirou do estágio das obras de manutenção da Estrada Nacional N7 Vanduzi-Changara, numa extensão de 275.0 km, dividido em dois (02) lotes. As obras consistem na reciclagem do pavimento existente numa extensão total de 115.0 km, seguido de estabilização da base com solo-cimento; revestimento superficial duplo numa extensão de 135.0 (35+100) km; tapamento de buracos com mistura betuminosa a quente numa extensão de 159.0 (88+71) km. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.