A Organização Mundial da Saúde (OMS) poderá apoiar Moçambique, no projecto da iniciativa presidencial, denominado “um distrito um hospital distrital”
É um projecto já em andamento no país, que visa implantar infra-estruturas sanitárias de raiz, equipadas com serviços modernos por forma a reduzir a transferência de doentes para um hospital de referência.
Para o efeito, o Presidente da República Filipe Nyusi, apresentou ao director geral da OMS, em Genebra, os avanços que o país está a conhecer nos últimos tempos, na redução da taxa de letalidade hospitalar mercê desta iniciativa.
“ Dissemos que é um projecto que está a resolver problemas. A qualidade de vida que gradualmente se regista em Moçambique, é graças a essas iniciativas. Quando vivemos no mesmo sítio não sentimos a mudança, mas está mais claro que, o facto de a cólera ter-se espalhado em Moçambique e não ter criado óbitos como criou noutros países vizinhos, a situação de assistência em saúde está presente. Cada dia, o raio de caminhada da população está a reduzir, a mortalidade infantil, expliquei ontem, que está a reduzir, não só através dos hospitais mas em outras iniciativas”, disse.
No balanço da visita de trabalho efectuada a confederação Suíça, Filipe Nyusi afirmou haver avanços em relação ao projecto de expansão da energia eléctrica da rede nacional, aos postos administrativos do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.