A pedra, chamada 'Americus Australis', pesa mais de 11.800 quilates e é uma das maiores opalas de qualidade existentes.
Uma pedra preciosa, anunciada como uma das maiores opalas de qualidade existentes, foi vendida por 143.750 dólares (162 mil euros) num leilão, no estado norte-americano do Alasca, no domingo. A pedra, chamada 'Americus Australis', pesa mais de 11.800 quilates e já tem história.
Mais recentemente, foi mantida num armário de roupa de cama numa casa em Big Lake, a norte de Anchorage, por Fred von Brandt, responsável pela procura de ouro no Alasca e cuja família tem raízes profundas no negócio das pedras e minerais preciosos, conta a Alaska Premier Auctions & Appraisals, citada pela Associated Press.
A opala - maior que um tijolo - está partida em dois pedaços, o que von Brandt disse ser uma prática usada há décadas para provar a qualidade dos minerais precisos. A pedra estava na sua família desde o final dos anos 50, quando o avô a comprou a um comerciante australiano chamado John Altmann.
O homem referiu ainda que a opala esteve durante décadas sob os cuidados do seu pai, Guy von Brandt, que decidiu que estava "fechada há tempo suficiente e que era altura de a colocar de volta no mundo e ver o interesse que poderia gerar".
A família, com raízes na Califórnia, exibiu a pedra em feiras de minerais durante vários anos, até ao início dos anos 80, acrescentou. Depois o pai entrou no negócio dos móveis e exibia-a na sua loja. Guy von Brandt acabou por mudar-se para Oregon e manteve a pedra "escondida" durante muitos anos.
Fred von Brandt disse que a trouxe para o Alasca há mais de um ano e decidiu pô-la à venda na Alaska Premier Auctions & Appraisals. A venda estava marcada para domingo. A venda incluía um pedaço mais pequeno da opala que o pai cortou para ser usado ou exibido. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.