A chefe da diplomacia sul-africana diz que os sete líderes africanos vão continuar os esforços de paz na Ucrânia, apesar dos acontecimentos do último fim-de-semana na Rússia.
A garantia foi dada, esta terça-feira, por Naledi Pandoor que recebeu, em Pretória, a sua homóloga da Alemanha.
Pandoor disse que os sete líderes africanos, que integram a missão de paz, esperam voltar a abordar o presidente russo, em Julho próximo, em São Petersburgo.
Esse novo frente a frente vai acontecer à margem da Cimeira Rússia/África.
A chefe da diplomacia sul-africana prometeu manter informada a homóloga germânica sobre os passos a serem dados pelos líderes africanos na busca de paz no Leste europeu:
“Vou mantê-la informada sobre como os sete presidentes, que fazem parte da missão Africana de paz, estão a continuar com esse trabalho. Como lhe indiquei, ambos presidentes, Zelensky e Putin, se comprometeram a voltar a reunir-se com os líderes africanos e foram muito abertos em relação a alguns pontos que os sete líderes colocaram. Estamos muito ansiosos que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia termine. Gostaríamos de ver a paz na comunidade internacional e o mundo a voltar a enfrentar os desafios de desenvolvimento que confrontam várias pessoas em todo o mundo”, disse
Recentemente, o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, liderou o grupo de chefes de estado do continente que se deslocou a Kiev e a São Petersburgo, para encontros com Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin.
Apesar de muito criticada, por certos segmentos sul-africanos, Cyril Ramaphosa considerou de positiva a Missão de paz africana ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.