Inicia, hoje, a distribuição dos membros das mesas das assembleias de voto em todos os locais que vão acolher o processo de votação nas 65 autarquias do país.
São ao todo 47.495 MMVs, a serem distribuídos pelas 6.785 mesas das assembleias de voto.
Os referidos membros das assembleias de voto foram contratados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), dentro de um universo de mais de 50 mil candidatos, formados no âmbito deste processo, em todo o país.
A expectativa é que até a madrugada de quarta-feira, dia 11 de Outubro corrente, tanto os MMVs, como o material a ser usado no processo de votação, esteja em todos os locais; é o que explica a porta-voz do STAE, Regina Matsinhe.
“ As pessoas podem-se questionar, 6.785 mesas de assembleias de voto, 47.495 membros de assembleias de voto, um número grande, não restam dúvidas, mas porque nós temos 7 membros de mesa, em cada mesa de assembleia de voto, multiplicando, encontramos estes valores elevados. Estes 7 elementos têm as suas funções, as suas tarefas distribuídas para cada um deles. Já terminou a formação, formamos sim, alguns estão como suplentes. Pode se dar o caso, no momento da colocação, algum membro não possa estar, por alguma razão bem explicada, devidamente justificada e então, vai se buscar destes que ficaram, alguém para fechar o lugar daquele membro que não pode comparecer no dia da votação “, disse.
Para a distribuição dos MMVs, bem como a alocação do material de votação, o STAE tem acautelado todos os meios de movimentação, por via terrestre, fluvial e aéreo.
“A nível nacional, foram criadas condições para que todos os distritos, com autarquias, possam ter condições de transporte para levar todo o material, assim como os membros de mesas de voto, aos seus locais de votação. Foram adquiridas 138 viaturas para os distritos, contamos com o reforço, em termos de viaturas alugadas. Posso referir-me a duas por distrito, também para fazer a supervisão e dez para a colocação do material e dos próprios membros das mesas de voto, durante dois dias de colocação e dois dias de recolha. Contamos também com meios aéreos para o transporte de membros de mesas de voto, de materiais, nas autarquias de Mocímboa da praia, Ibo e Mueda, devido a situação que todos nós conhecemos em relação a segurança “, afirmou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.