O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou ontem que o país já começou a receber apoio internacional para o combate ao grupo terrorista que protagoniza ataques e destruições em alguns distritos da província de Cabo Delgado.
O Chefe do Estado moçambicano que falava ontem na cerimónia de saudação ao corpo diplomático acreditado em Moçambique, disse que outro grupo de parceiros internacionais está a ponderar a assistência ao país em função das necessidades apresentadas.
Nyusi sublinhou que em nenhum momento o governo recusou apoio para fazer face ao terrorismo, salvo os que pretendem fazer por vias não formais.
“ Nós governo de Moçambique em nenhum momento recusamos apoios, salvo os que pretendem fazer por vias não formais ou não directas.
O testemunho são alguns países aqui representados, com actos e já estão a apoiar Moçambique para a luta contra o terrorismo. Porque seria injusto dizer, como temos ouvido el alguns círculos que o governo não aceita apoios de parceiros. Queremos mais uma vez reafirmar que estamos abertos à cooperação e a ajuda nos termos e modalidades que devem ser discutidos com Moçambique no quadro dos mecanismos formais estabelecidos, sem necessidade de intermediários. Somos um país soberano, por que é que precisa de intermediários para falarmos com um outro país soberano como uma outra instituição oficial ? Nós não precisamos de meninos de recados”, disse.
Na mesma ocasião, o Presidente da República reiterou que os moçambicanos e as Forças de Defesa e Segurança estão determinadas em defender o país para que nenhum espaço do território nacional seja santuário dos terroristas.
(Acompanhe esta sexta-feira, às 20h na Antena Nacional da Rádio Moçambique a reposição da intervenção do Chefe do Estado, ontem, na recepção aos membros do corpo diplomático acreditado em Moçambique) RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.