Já há consenso entre o governo, sindicatos e o sector privado, relativamente ao reajuste salarial, em negociação no país.
O acordo entre as partes foi alcançado, este sábado, durante a segunda sessão extraordinária da Comissão Consultiva do Trabalho.
A proposta vai ser submetida para aprovação ao Conselho de Ministros, visando a afixação e anúncio das percentagens do reajuste por sectores de actividades.
A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, disse após a reunião, que decorreu à porta fechada, que o salário mínimo acordado prevê igualmente proteger o sector produtivo, face aos impactos da covid-19.
“ Logicamente os valores percentuais que iremos submeter a aprovação ao Conselho de Ministros são os possíveis e não os desejados, pois assentam na base de um pressuposto muito importante, que é a manutenção dos postes de trabalho, evitando assim as consequências do desemprego, cria, nomeadamente a fome, o índice elevado de pobreza, a mendicidade o abandono das nossas crianças às escolas e outros males” disse.
O secretário-geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique (OTM- Central Sindical), Alexandre Munguambe, avança que o consenso alcançado constitui um contributo face aos desafios actuais do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.