Seis países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), incluindo Moçambique, reiteram o apelo para a eliminação das sanções e outras medidas punitivas impostas ao Zimbabwe.
O repto, foi reiterado na tarde desta quarta-feira na cidade de Lilongwe, durante as comemorações do dia Anti-Sanções da SADC.
Numa declaração conjunta assinada pelos representantes do Malawi, Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe, estes países acreditam que a eliminação das sanções pode aliviar os desafios sócio-económicos enfrentados actualmente pela população zimbabweana.
A embaixadora do Zimbábwè no Malawi Nancy Saungweme afirmou disse que as medidas de coação impostas ao Zimbábwè, prejudicaram vários sectores incluindo a vulnerabilidade do povo daquele país em particular e da SADC como um todo.
O dia anti-sanções da SADC é tradicionalmente observado em 25 de Outubro de todos os anos para sensibilizar os países impostores a removerem as medidas de coação impostas ao Zimbábwè.
Este ano, o dia foi lembrado sob o lema “Abraçando a Inovação rumo à visão 2030: A luta implacável contra as sanções ilegais”. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.