Os Países filiados ao Clube das baias mais belas de Mundo, que inclui a de Pemba, em Cabo delgado, pretendem dinamizar a cooperação bilateral nos próximos tempos.
É um facto abordado na Conferencia Internacional Sobre Desenvolvimento e Conservação das Baías, que teve lugar no Camboja.
O Conselho Municipal da Cidade de Pemba, em Cabo Delgado, anunciou, este domingo, em Camboja, que a edilidade está a elaborar um projecto visando a recuperação e restauração do mangal, ma terceira maior baía do mundo.
A ser implementado a partir de Janeiro de 2023, o referido projecto tem como principal objectivo traçar estratégias para a gestão do mangal, bem como travar a acentuada degradação do ecossistema.
Numa primeira fase, o plano prevê a reposição do mangal, em algumas praias de Pemba, segundo o edil, Florete Mutarua, na cerimónia de plantio de árvores.
Mutarua disse que o plano prevê a recuperação de cerca de quinhentos metros de mangal, sobretudo na praia de Sagal, na zona de Chibuabuare e a zona dos bairros de Cariacó e Paquitequete.
O evento de plantio de árvores, realizado este domingo, no Parque Nacional de Keangnam Hanoi, em Ken Sei Hanoi, foi dirigido pelo governador provincial.
Na ocasião, Kudja Muran, defendeu ser de extrema importância o envolvimento de todos os estratos sociais nas acções de prevenção e conservação do ecossistema.
“O plantio do mangal é crucial na protecção e conservação dos recursos naturais e na melhoria dos meios de subsistência das comunidades locais. Como uma frase, que eu sempre digo, Se a floresta vive, nós também vivemos. Se a floresta permanece, nós prosperamos. Se destruímos a floresta, destruímo-nos” – disse o governador.
No domingo, segundo dia do décimo sexto congresso das Baías mais Belas do Mundo, além da cerimónia de plantio de árvores, foi realizada a Conferência internacional do Desenvolvimento e Conservação das Baías.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.