O Paquistão tem pela primeira vez uma mulher na sua mais alta instância judicial, ao ter testemunhado esta terça-feira a tomada de posse de Ayesha Malik como juíza no Supremo Tribunal, um momento considerado como histórico para a nação islâmica.
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Gulzar Ahmad, conferiu posse a Ayesha Malik, num evento singular para um sistema judicial dominado por homens e num país onde as mulheres muitas vezes lutam para obter justiça, especialmente em casos de agressão sexual.
A nomeação da magistrada, confirmada na semana passada pelo Presidente paquistanês, Arif Alvi, silencia alguns dos seus críticos e as congratulações vieram do mais alto nível, incluindo do primeiro-ministro, Imran Khan, que desejou à nova juíza do Supremo Tribunal "tudo de bom".
A senadora paquistanesa Sherry Rehman partilhou na rede social Twitter uma fotografia do juramento de Ayesha Malik e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Shah Mahmood Qureshi, também divulgou uma mensagem, dizendo que a tomada de posse da juíza foi "um grande dia para o Paquistão".
Os aliados da juíza esperam que a sua nomeação abra o caminho para mais promoções de mulheres nos tribunais paquistaneses. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.