A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) poderá introduzir brevemente, um comboio de passageiros, ligando Cuamba, província de Niassa à Liwonde, sul do Malawi.
Para o efeito, estudos de viabilidade estão em curso, para apurar a rentabilidade da nova rota, que não só vai facilitar a movimentação de pessoas e bens, mas também as trocas comerciais entre os dois países.
As condições para a introdução de transporte de passageiros a partir de Cuamba até Entre-Lagos com destino à Lionde, no Malawi, estão criadas, pois os dois países já estão ligados por via ferroviária, estando neste momento em circulação comboios de carga.
Em entrevista exclusiva à RM, o PCA dos CFM, Miguel Matabel, disse igualmente estar em estudo o início da circulação de comboios de passageiros na linha Nacala-Malawi, sendo determinantes para tal, o fluxo de passageiros e a disponibilidade da linha.
Entretanto, Miguel Matabel, afirma serem remotas as possibilidades de introdução de um comboio de passageiros ligando Moatize na província de Tete à Malawi, através da linha de Nacala.
Sabe-se que além do corredor de Nacala que liga Moçambique e Malawi, está igualmente em construção a linha férrea que vai ligar a Vila Nova da Fronteira, em Mutarara, à Malawi, cujas obras já estão concluídas do lado moçambicano. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.