Parlamentares destacam a reposição da ordem e tranquilidade como condições essenciais para o restabelecimento da paz e segurança, no país.
Os parlamentares falavam, esta quinta-feira, na sessão de abertura da III Sessão Ordinária da Assembleia da República, referente a Nona Legislatura, onde fizeram referência aos ataques terroristas de Cabo Delgado e da Junta Militar da Renamo, no centro do país.
Na ocasião, a Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, exortou os homens da autoproclamada Junta Militar da Renamo e ao seu líder, Mariano Nhongo, a se juntarem no processo de Desarmamento, Desmobilização, e Reintegração, vulgo DDR.
Já o chefe da Bancada Parlamentar da Frelimo, Sérgio Pantie, apelou para o aprimoramento da cooperação para o combate ao terrorismo.
O porta-voz do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Fernando Bismarque, sublinhou que os conflitos armados continuam a afectar a economia nacional e retraem os investimentos.
Por sua vez, o chefe da Bancada Parlamentar da Renamo, Viana Magalhães, afastou a hipótese dos ataques terroristas terem ligações religiosas, e disse que o seu partido está comprometido com a paz, no âmbito do DDR.
As sessões retomam a 10 de Março, sendo as Comissões especializadas vão produzindo pareceres sobre as matérias a serem debatidas no plenário. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.