O governo diz que o Plano de Económico e Social e o Orçamento do Estado para 2024 foi elaborado tendo em conta a capacidade interna de arrecadação de receitas.
O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, assegurou o compromisso do executivo de implementar uma política fiscal para a manutenção da economia.
Segundo Maleiane, o presente quinquénio, prestes a terminar, está a ser profundamente marcado por situações adversas e incertezas, que estão a impactar negativamente na economia mundial, incluindo o nosso país.
O Primeiro-ministro disse que o governo vai continuar a apostar na implementação das medidas de política económica e social, visando impulsionar e diversificar a economia, para atingir um crescimento do Produto Interno Bruto de 5.5 por cento em 2024.
A política orçamental para o próximo ano, que esteve em discussão desde esta quarta-feira, no parlamento, indica que a maior fatia da despesa pública vai para a rubrica de salários e remunerações, no montante que equivale a 12.5 por cento do Produto Interno Bruto.
Segundo o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, o controlo da folha salarial, em vigor no país, continua a ser um desafio e constitui uma enorme pressão para as finanças públicas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.