O parlamento aprovou, esta quinta-feira, em definitivo o projecto de resolução sobre a conta geral do estado.
O instrumento foi viabilizado com o voto favorável da Frelimo, a Renamo esteve ausente e o MDM votou contra.
O documento submetido ao parlamento pelo tribunal administrativo indica que a dívida pública aumentou, como resultado do agravamento da dívida interna.
A comissão de plano e orçamento apela ao governo a prosseguir com as recomendações do auditor do estado.
Entretanto, a bancada parlamentar da Frelimo considera que a conta geral do estado referente ao ano passados foi elaborada em observância as regras orçamentais e recomendações do tribunal administrativo.
A FRELIMO endente que a conta geral do estado de 2022 mostra uma evolução considerável dos mecanismos de controlo das finanças públicas.
A posição desta bancada parlamentar foi defendida na declaração de voto onde a FRELIMO apresentou os argumentos por ter decidido a favor do projecto de resolução que aprova a conta geral do ano passado.
O deputado da Alberto Valoi sublinhou que a Frelimo votou a favor da conta por considerar que o documento foi elaborado em observância as regras de contabilidade.
O documento foi aprovado em definitivo pela bancada parlamentar da FRELIMO com cento e sessenta e sete votos, a Renamo não esteve presente e o MDM votou contra com cinco votos.
Na declaração de voto o deputado Fernando Bismarque por entender que o documento apresenta lacunas de gestão.
Já o presidente da comissão do plano e Orçamento, António Boene argumentou que a conta obedece os princípios e regras de controlo interno. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.