O Parlamento Pan-africano aprovou, por unanimidade, esta terça-feira, a moção de solidariedade e apoio à Moçambique, na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado.
Os deputados africanos repudiam e condenam, veementemente, os actos bárbaros cometidos pelos terroristas, em Cabo Delgado, sobretudo contra mulheres, crianças e idosos.
O repúdio e a condenação são extensivos aos que financiam e instigam o terrorismo e o extremismo violento em Moçambique e noutras regiões de África.
O Parlamento Pan-africano quer que os chefes de estado e de governo do continente continuem a apoiar Moçambique para travar o flagelo do terrorismo, que ameaça afectar toda a região austral.
A moção de solidariedade é aprovada após a intervenção do Chefe do grupo nacional junto ao Parlamento Pan-africano, no debate sobre Paz e Segurança em África.
Aires Aly alertou que as acções dos terroristas estão a tomar dimensões preocupantes e que são um obstáculo aos esforços do governo de desenvolver o país.
No debate, havido há dias, sobre Paz e Segurança, Aires Aly propôs que África debata, abertamente, o estabelecimento de um controlo rigoroso nas fronteiras, o melhoramento da cooperação policial e judicial e o estabelecimento de formas eficazes para impedir o financiamento do terrorismo.
A primeira sessão ordinária da sexta legislatura do Parlamento Pan-africano encerra, oficialmente, esta quinta-feira. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.