O Parque Nacional da Gorongosa vai apoiar a reintegração social dos ex- guerrilheiros da Renamo abrangidos pelo processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) na província de Sofala, através de projectos de geração de renda, saúde, educação e agricultura.
No fundo, pretende-se assegurar uma ocupação ou fonte de sustento para os desmobilizados residentes na zona tampão da área de conservação.
Denominada Clube da Paz, a iniciativa do Parque Nacional da Gorongosa foi lançada esta quinta-feira, numa altura em que o processo DDR entrou na fase decisiva.
O administrador do Parque Nacional da Gorongosa, Pedro Muagura, disse que o projecto terá um impacto directo nas comunidades.
A secretária do Estado da província de Sofala, Stella Pinto Novo Zeca, afirmou que a colaboração das comunidades locais é fundamental para a melhor reintegração dos ex-guerrilheiros.
Por seu turno, o governador de Sofala, Lourenço Bulha, destacou a importância do Clube da Paz, apelando aos desmobilizados a aderir à iniciativa. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.