Os resultados preliminares dão vantagem ao partido Frelimo nas autarquias de Marromeu, Nacala-Porto, Milange e Gurúè, onde houve, este Domingo, repetição da votação das sextas eleições autárquicas.
Na autarquia de Marromeu, em Sofala, e em algumas Assembleias de Voto das Autarquias de Nacala-Porto, em Nampula; bem como Milange e Gurúè, na Zambézia, houve este Domingo repetição da votação das sextas eleições autárquicas.
No Gurue, nas treze mesas foram inscritos 8.647 eleitores dos quais 2.872 votaram.
Votos obtidos por partido concorrente:
MDM-146; Renamo-86; Frelimo-1681; Nova Democracia-853 votos.
Em Milange, onde a repetição da votação decorreu em três mesas, o Vogal da Comissão Nacional de Eleições, Daudo Ibramogy, aponta a boa convivência entre os Delegados de Candidatura dos partidos políticos e os membros das mesas de voto como um dos factores que contribuíram para o clima ordeiro, no processo.
Em Nacala-Porto, o balanço preliminar dos órgãos autárquicos dá conta de que o processo de votação decorreu sem sobressaltos, não obstante o elevado nível de abstenções.
Dados recolhidos pela Rádio Moçambique, nas dezoito mesas, indicam MDM-89 votos; Renamo-221; Frelimo-3.150; Coligação Aliança Democrática-06; Nova Democracia-06; Associação OLOMPA-06; PAHUMO-03; AMUSI-03 e, Revolução Democrática-03.
Em Marromeu, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral apresentou, esta manhã, os resultados parciais da repetição da votação das sextas eleições autárquicas.
MDM-697 votos; Renamo-6.104; Frelimo-8.452; Revolução Democrática-154 votos.
As autoridades eleitorais na província de Nampula avançam a possibilidade de um nível de abstenção de mais sessenta por cento, na repetição das eleições deste domingo na autarquia de Nacala-Porto.
Dados recolhidos pela Rádio Moçambique dos aditais fixados nas mesas que acolheram a votação, apuramos que dos doze mil, oitocentos e noventa e três eleitores inscritos nas dezoito mesas de voto, exerceram seu direito cívico, pouco mais de três mil e seiscentos e noventa eleitores.
No balanço preliminar do processo de votação, o Director Provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral-STAE em Nampula, Luís Cavalo, avança como prováveis factores do absentismo, as campanhas de intimidação dos eleitores para não participarem no processo propaladas por alguns grupos de cidadãos de Nacala-Porto, dias antecedentes à votação.
Apesar do absentismo, Luís Cavalo, considera que a votação decorreu num ambiente de tranquilidade e não foi reportado nenhuma irregularidade.
Dados do apuramento parcial recolhidos pela Rádio Moçambique nas dezoito mesas de votação indicam como dissemos, que pouco mais de três mil e seiscentos e noventa eleitores foram às urnas.
Foram registados sessenta e nove votos em branco e sessenta e sete nulos. Os partidos políticos e grupos de cidadãos proponentes obtiveram os seguintes votos:
Partido do Movimento Democrático de Moçambique, oitenta e nove votos; Renamo, duzentos e vinte e um; Frelimo, três mil, cento e cinquenta; Coligação Aliança Democrática, seis; Nova Democracia, três; Associação Olompa, seis; PAHUMO, três; AMUSI, três e Revolução democrática, seis.
Dados do apuramento parcial recolhidos pela Rádio Moçambique a partir dos editais fixados nas dezoito mesas de votação que funcionaram nas escolas primárias completas de Murrupelane no bairro de Muanona e Cristo é Vida em Mathapwe na autarquia da cidade de Nacala-Porto.
E esta segunda-feira, a Comissão Distrital de Eleições de Nacala-Porto vai divulgar os resultados preliminares de votação deste domingo, de repetição das eleições autárquicas de Outubro passado nas dezoito mesas daquele município. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.