Patrice Trovoada foi nomeado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe pelo Presidente da República são-tomense, Carlos Vila Nova, segundo um decreto presidencial hoje publicado.
O partido de Patrice Trovoada, a ADI, foi o mais votado nas eleições de 25 de Setembro, conquistando maioria absoluta (30 assentos parlamentares, mais cinco que na anterior legislatura).
Segundo o decreto presidencial, a nomeação segue-se à audição dos partidos políticos pelo chefe de Estado e após a ADI ter proposto Patrice Trovoada para primeiro-ministro.
Patrice Trovoada tornou-se assim chefe do XVIII Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe. A posse do novo primeiro-ministro está prevista para esta sexta-feira e o seu Governo toma posse na próxima segunda-feira.
Na terça-feira, o Presidente Vila Nova demitiu o governo liderado por Jorge Bom Jesus, face aos resultados das eleições legislativas.
Nas últimas eleições, o MLSTP/PSD, liderado pelo ex-primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, elegeu 18 deputados (menos cinco).
A terceira força política no parlamento são-tomense, com cinco eleitos, é a coligação Movimento de Cidadãos Independentes-Partido Socialista/Partido de Unidade Nacional (MCIS-PS/PUN), mais conhecido como 'movimento de Caué', distrito no sul da ilha de São Tomé). Na anterior legislatura, o movimento tinha eleito, pela primeira vez, dois deputados.
O recém-criado movimento Basta - que absorveu o histórico Partido da Convergência Democrática (PCD) e acolheu ex-membros da ADI -- estreou-se nas legislativas e conquistou dois mandatos. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.