Na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, artistas participantes na décima quarta edição do festival wimbe realizado na última sexta-feira divergem em torno do local escolhido para acolher o vento.
Para alguns a realização do festival no pátio do Pemba shoop belisca o verdadeiro sentido e os princípios afirmam que o local adequado é a praia do wimb.
Para outros, o pátio do shoop Pemba é ideal, uma vez que não perturba o trânsito ao longo da avenida marginal, e se evita a acumulação do lixo com destaque para garrafas e latas ao longo da praia.
Entretanto os nossos entrevistados são unânimes ao afirmarem que em relação a organização do vento houve erros que devem ser corrigidos nas próximas edições.
Por seu turno a directora provincial da cultura e turismo em Cabo Delgado, Iolanda Almeida, que da nota positiva justificou o porque da realização do festival no pátio do shoop Pemba nos seguintes termos.
Promovido pela direcção provincial da cultura e turismo em parceria com a direcção provincial da edução e a UNESCO- organização das nações unidas para a educação ciência e a cultura, o evento juntou centenas de crianças da cidade de Pemba e dos distritos assolados pelo terrorismo que demostraram as suas habilidades culturais e desportivas.
O representante da UNESCO em Moçambique Paulo Gomis que assistiu o festival disse que eventos do género servem para cimentar nas crianças a identidade moçambicana.
Para a esposa do governador de cabo delgado, Edna Tauabo, o festival wimbe infantil visa também criar nas crianças o amor pela leitura. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.