A plataforma flutuante que vai ser o primeiro projecto a produzir gás natural liquefeito na bacia do Rovuma, estará em águas moçambicanas no primeiro trimestre de 2022 e a operação vai arrancar em Julho.
O anúncio foi feito pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela, numa entrevista à LUSA, na qual garantiu que a construção
da plataforma está cerca de 90% e os trabalhos deverão ser concluídos em Dezembro próximo.
A plataforma faz parte do Consórcio da área 4, liderado pela Exxon Mobile e ENI e vão processar gás exportar directamente do mar, ao largo da costa de Cabo delgado.
A estrutura deverá produzir 3.4 milhões de toneladas por ano de gás natural liquefeito a partir das reservas de gás coral sul.
Para 2024 está previsto o arranque da unidade de extracção e liquefacção em terra na área 1 liderada pela Total que aponta para uma produção de 13.12 milhões de toneladas ano, e sem data prevista para o arranque está o projecto em terra da área 4 que prevê uma produção de 15 milhões de toneladas/ ano (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.