A Plataforma "Xipalapala" desenvolvida pelo Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC), em 2022, recebeu durante os últimos cinco anos de implementação mais de cinquenta (50) mensagens de denúncias sobre casos de interrupção voluntária da gravidez, uniões prematuras e violência baseada no género.
A informação foi partilhada, esta quarta-feira (29.05), pelo coordenador do CAICC, Iazalde Martins, durante a Conferência Nacional sobre Género, Cidadania e Direitos das Mulheres, que decorreu em Maputo e juntou mais de 70 participantes, entre Organizações da Sociedade Civil, Organizações Comunitárias de Base e instituições do governo.
"Xipalapala" é uma plataforma que permite a recolha de dados, em acções de promoção da igualdade de género e o empoderamento de mulheres e raparigas.
As acções desenvolvidas, no âmbito da parceria com a organização Fórum Mulher, visavam reforçar mecanismos formais e informais de participação das Organizações da Sociedade Civil baseadas nas províncias de Tete, Cabo Delgado, Niassa, Sofala e Inhambane, na sensibilização dos cidadãos para participarem activamente na implementação de políticas em prol da igualdade de género.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.