O Primeiro-ministro, Adriano Maleiane é esperado hoje, em Paris, na França para participar na Cimeira sobre um novo pacto financeiro global no âmbito das mudanças climáticas.
Adriano Maleiane, participa neste encontro de alto nível em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
O primeiro-ministro moçambicano vai intervir num dos seis grandes painéis da cimeira com um tema relacionado com a dívida dos países em desenvolvimento, um assunto que preocupa os governos das economias emergentes.
Segundo o Embaixador de Moçambique em França, nesta cimeira o país poderá partilhar também a sua experiencia na gestão de calamidades bem como do sector energético.
Para além de Moçambique a cimeira de Paris a arrancar, amanhã, vai contar com governantes de mais de 60 estados, entre eles, o Presidente do Brasil, Lula da Silva, da Colômbia, Gustavo Petro, de Cuba, Miguel Dias-Canel e o primeiro-ministro Chinê0s, Li Quiang.
O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres e o novo Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, também confirmaram a sua participação neste encontro sobre as mudanças climáticas.
A Cimeira de Paris, convocada pelo Presidente Francês, Emmanuel Macron, antecede a cimeira global da COP sobre o clima, a ter lugar no final deste ano, em Dubai, Emirados Árabes Unidos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.