O Primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed lançou hoje, oficialmente, a construção da Zona Económica Especial de Gada, Oromia, com o objectivo de replicar os sucessos do sector agrícola no domínio industrial, e servir como plataforma fundamental e libertar o vasto potencial da região e nação.
De acordo com a agência de notícias ENA, com o estabelecimento e operação da Zona Franca de Lume dentro da Zona Económica Especial (ZEE), esta tornar-se-á a segunda área de comércio livre depois de Dire Dawa, ampliando as oportunidades de crescimento económico e desenvolvimento, acrescentou Abiy.
A zona económica visa melhorar a reforma económica nacional, a reforma económica interna e as actividades de pequenas empresas.
O principal objectivo do projecto da Zona Económica Especial é criar oportunidades de emprego para milhares de jovens, para construir um centro de negócios competitivo em África, apurou-se.
Situada a 65 quilómetros a leste de Adis Abeba, esta iniciativa visa impulsionar as exportações, estabelecer um centro logístico comercial e atrair investimentos estrangeiros, promovendo o desenvolvimento industrial, comercial, de investimento e urbano. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.