O Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas (PMA) hoje se junta a suas agências irmãs no apelo por uma acção global para melhorar os sistemas que produzem e distribuem os alimentos que comemos. Estes sistemas alimentares precisam resistir melhor a choques, incluindo a pandemia COVID-19, que pode desencadear surtos alarmantes no nível de fome no mundo.
Em muitos países, os efeitos socioeconómicos da pandemia - particularmente perda de receitas e remessas - estão aumentando as ameaças existentes relacionadas a conflitos e mudanças climáticas.
De acordo com estimativas do PMA, o número de pessoas com fome aguda no mundo pode aumentar em mais de 100 milhões este ano.
Para países particularmente frágeis, o risco de fome generalizada é real.
O PMA, que na semana passada ganhou o Prémio Nobel da Paz por seus esforços no combate à fome, tem experiência incomparável na compra e distribuição de alimentos.
Todos os anos, o PMA aumenta a quantidade de alimentos que adquire localmente de pequenos agricultores, fornecendo treinamento em armazenamento pós-colheita e em meios de acesso aos mercados.
O objectivo é construir sistemas alimentares dinâmicos que contribuam com o crescimento da agricultura de base comunitária e o fortalecimento das economias nacionais.
A necessidade de uma acção focada em melhorar a produção agrícola, ao mesmo tempo que aprimora as cadeias de abastecimento globais e acaba com o desperdício de alimentos, está reflectida no tema do Dia Mundial da Alimentação deste ano: “Crescer, Alimentar, Sustentar. Juntos”.
As três agências sediadas em Roma - PMA, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) - pedem investimentos sustentáveis em sistemas alimentares para alcançar dietas saudáveis para todos.
Sem melhorias massivas na cadeia de abastecimento alimentar, muitas nações frágeis deverão se tornar cada vez mais vulneráveis à volatilidade financeira e choques climáticos.
Nenhum governo ou organização pode atingir esses objectivos sozinho.
Mais do que nunca, há uma necessidade de solidariedade global para ajudar todas as pessoas, e especialmente as mais vulneráveis, a enfrentar as crises que o planeta enfrenta - conflitos múltiplos, mudanças climáticas e COVID-19.
“Neste Dia Mundial da Alimentação, precisamos ressaltar a importância da assistência alimentar alinhada a projectos de desenvolvimento a longo prazo como um passo essencial para a criação de um país seguro e justo”, disse Antonella D’Aprile Representante do PMA em Moçambique durante a Cerimónia Central de Comemoração do Dia Mundial de Alimentação.
Outro elemento vital na melhoria dos sistemas alimentares é interromper o desperdício de alimentos. A campanha #StopTheWaste 2020 do PMA destaca etapas simples que todos podem seguir para evitar as enormes quantidades de alimentos que são desperdiçados a cada dia.
O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas é o Prémio Nobel da Paz de 2020. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.