A população da Ucrânia diminuiu em mais de 10 milhões de pessoas desde a invasão russa de 2022, afirmou hoje o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), citando dados das autoridades ucranianas.
"No geral, a população da Ucrânia diminuiu em mais de 10 milhões desde o início da guerra", disse a diretora regional do UNFPA, Florence Bauer, numa conferência de imprensa em Genebra.
O Fundo da ONU para a População indica que 6,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia e que "um número significativo morreu em consequência da guerra".
Por outro lado, Florence Bauer referiu que o declínio da natalidade na Ucrânia está relacionado com uma "combinação de fatores" sublinhando que "mesmo antes da guerra, a Ucrânia enfrentava grandes desafios demográficos".
"O país tinha uma das taxas de natalidade mais baixas da Europa. Um grande número de pessoas já tinha deixado o país para aproveitar todas as oportunidades que lhes eram oferecidas. A população estava a envelhecer e a população total estava a diminuir", explicou Bauer.
Para a responsável, a situação que se verifica na Ucrânia "não é atípica" na Europa de Leste, uma vez que muitos países estão a registar tendências demográficas semelhantes.
No caso ucraniano, a Bauer sublinha que a invasão em grande escala da Rússia "piorou consideravelmente" a situação da população.
A taxa de fertilidade caiu para cerca de um filho por mulher - uma das mais baixas do mundo - e "muito abaixo" do limiar de renovação da população de 2,1 filhos por mulher. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.