O Porto de Maputo manuseou de Janeiro a Novembro findo, mais de 24.5 milhões de toneladas de carga diversa, com destaque para o ferro cromo, carvão e magnetite.
Este volume representa um crescimento, na ordem de 15 a 18 por cento de carga manuseada, que poderá estar a cima de 26 milhões de toneladas, até ao fim do exercício económico de 2022.
O director executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, MPDC, Osório Lucas, disse que com o aumento do volume de carga, o porto esta a atingir o limite físico da sua capacidade de armazenamento.
Osório Lucas explicou que para contrariar esta tendência, o sector portuário está a investir em projectos de expansão da área e tecnologia de ponta.
Para a operacionalização de diferentes Projectos, foram investidos nos últimos tempos, no Porto de Maputo, mais de 700 milhões de dólares.
Parte do valor foi aplicada no melhoramento do sistema de monitoramento de carga rodoviária.
O Director executivo da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, MPDC, Osório Lucas, falava esta segunda-feira, a jornalistas, das metas e desafios daquela empresa portuária. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.