O Presidente da República agradece o apoio e as felicitações dos seus pares da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, SADC.
São felicitações apresentadas após o anúncio dos resultados das eleições gerais em Moçambique e durante a sua tomada de posse como Chefe do Estado.
Daniel Chapo falava, esta sexta-feira, em Harare, no Zimbabwe, na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC.
“ As eleições foram realizadas de forma ordeira e pacífica, incluindo a própria campanha eleitoral. Entre outras missões de observação eleitoral presentes, é de destacar a missão de observação eleitoral da SADC a qual saudamos pelo profissionalismo e isenção demonstrados. Reiteramos os nossos profundos agradecimentos aos países irmãos pela companhia calorosa que nos proporcionaram durante a cerimónia de investidura de 15 de Janeiro de 2025“, disse.
A Cimeira da SADC foi convocada para debater a situação no leste da República do Congo face à recente escalada de violência, na província do Kivu-Norte.
Entre as conclusões, a Cimeira apelou ao envio imediato dos Ministros da Defesa, dos Chefes de Estado-Maior dos Países Contribuintes com Tropas para a RDC, a fim de garantir a segurança das tropas da missão da organização e facilitar o repatriamento imediato dos soldados mortos e feridos.
A Cimeira exortou, igualmente, os líderes políticos e diplomáticos partes no conflito, a participarem em esforços coordenados e de diálogo, incluindo o apoio ao Processo de Luanda, à MONUSCO e a outros, para restaurar a paz e a segurança no leste da RDC. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.