PR angolano aborda desenvolvimento espacial com empresas francesas

Publicado: 03/04/2024, 20:09
Categoria:

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu esta quarta-feira, em audiência, o director-geral do Departamento Internacional das Associações das Empresas Francesas, Jean François Burreau, com quem abordou questões ligadas ao desenvolvimento espacial de Angola.

No final do encontro, Jean Burreau, que se encontra no país a participar da Conferência NewSpace Africa, manifestou a disponibilidade das empresas francesas em cooperar para a concretização do “grande interesse de Angola no desenvolvimento geo-espacial”.

Angola alberga, desde terça-feira última, até sexta-feira (05), a terceira edição da Conferência Espacial de África 2024, que aborda, entre outros aspectos, o papel da tecnologia do espaço no combate à pobreza, no continente africano.

Na abertura do evento, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, informou que o país lidera o Comité de Direcção, no âmbito do programa de partilha de satélite da SADC, por ter o escritório regional instalado e a funcionar em Luanda.

Segundo o governante, Angola tem uma presença relevante no Comité Consultivo da Organização Internacional de Satélite e, deste modo, “podemos dar o nosso contributo para o fortalecimento e engrandecimento da indústria espacial angolana, tornando-a ao serviço dos africanos”.

Apontou que a utilização e gestão coordenada do espaço rádio frequência e das órbitas dos satélites geoestacionários e não geoestacionários, que são recursos escassos ilimitados, têm sido defendidos amplamente  por Angola, em fóruns internacionais como a Conferência Mundial de Rádiocomunicações (WRC-23) da UIT, do qual o país tem tido um papel activo nessas matérias.

Mário Oliveira disse que o Executivo tem implementado diversas acções para garantir que o país assuma um papel de co-liderança na região e participe de modo relevante no contexto internacional em matéria espacial.

Realçou que o país tem desenvolvido um conjunto de projectos que têm reflexo na integração regional da SADC, sendo que os investimentos em infra-estruturas espaciais, como o satélite de telecomunicações, constitui, para os países africanos, a resposta para uma maior conectividade, a custos acessíveis, pois o acesso às comunicações fiáveis é factor de desenvolvimento económico e de inclusão social. (RM-Angop)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram