O Presidente da República, Daniel Chapo, assegura que o seu executivo não vai descansar enquanto não ver resolvidos os aspectos sociais que preocupam o povo moçambicano.
Daniel Chapo indica que vai privilegiar o diálogo para a construção de um país unido, tendo em vista o bem-estar do povo.
Daniel Chapo falava, esta quarta-feira em Maputo, na cerimónia da sua investidura como quinto presidente da República de Moçambique.
“ A harmonia social não pode esperar, nem a construção de consensos aspectos que preocupam o povo moçambicano. Por isso, o diálogo já começou e que não descansaremos enquanto não tivermos um país unido e coeso rumo a construção do bem-estar para todos nós. O nosso diálogo com as forças políticas será sempre franco, honesto e sincero. A estabilidade social política é a nossa prioridade das prioridades “, disse.
Daniel Chapo anunciou na ocasião que vai reduzir alguns pelouros do governo. A medida, segundo o novo estadista moçambicano, visa reorientar os investimentos para outras áreas prioritárias.
“ Durante a campana eleitoral dissemos reiteradas vezes que vamos trabalhar de forma diferente par alcançarmos resultados diferentes. Por isso, hoje venho falar sobre as mudanças importantes que vão transformar o modo como o nosso governo vai funcionar, colocando o povo no centro de todas as decisões.
“Primeiro, vamos reduzir o tamanho do governo, começando com a redução de ministérios, ministros e eliminação de secretarias de estado equiparados aos ministérios. Esse exercício significará uma economia em cerca de 17 mil milhões de meticais por ano. Esse dinheiro será direccionado para onde realmente importa, Educação, Saúde, Agricultura, Água, Energia, Estradas, para a melhoria da vida do nosso povo”, afirmou.
O Presidente da República anunciou igualmente a eliminação da figura de vice-ministro no seu governo bem com a redefinição de algumas áreas.
Daniel Chapo disse que vai introduzir mudanças na governação descentralizada provincial. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.