O Presidente da República, Filipe Nyusi, destaca o papel desempenhado pelo falecido homólogo da Namíbia, Hage Geingob, no processo de busca da paz efectiva em Moçambique.
Nyusi falava, na capital namibiana Windhoek, nas exéquias do chefe de estado, falecido a 4 de Fevereiro em curso, vítima de doença.
Filipe Nyusi, disse que Hage Geingob contribuiu bastante para o envio da Força conjunta da SADC, que combate o terrorismo na província de Cabo Delgado.
Destacou por outro lado que, como pacificador, Geingob na qualidade de presidente da TROIKA de defesa e segurança da SADC, teve um papel primordial para a assinatura, em Maputo, do Acordo de paz e Reconciliação nacional entre o governo e a Renamo a seis de Agosto de dois mil e dezanove, numa cerimónia que fez questão de presenciar pessoalmente.
Na noite deste sábado, o Presidente da República Filipe Nyusi e Esposa, foram visitar a família do falecido estadista Hage Geingob.
Os restos mortais do terceiro presidente da Namíbia serão depositados este domingo na Praça dos heróis, na capital do País.
Namíbia, que vai a eleições, em Novembro próximo é interinamente presidido por Nangolo Mbumba.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.