O Presidente da República, Filipe Nyusi, procede este sábado, ao lançamento oficial das operações marítimas da empresa CFM Logistics, no porto de Nacala, na província de Nampula.
É uma cerimónia que marcará o início das actividades da empresa CFM LOGISTICs a qual retoma as actividades de transporte, prestação de serviços marítimos e ferroviários, logística e armazenamento, no domínio de especialidade da indústria do petróleo e gás, no país.
A CFM logistics foi criada para, no âmbito do negócio principal da empresa, envolver-se em toda a cadeia de produção, logística e venda de recursos energéticos, tendo em conta as descobertas de importantes reservas de gás natural na bacia do Rovuma e que se juntam ao potencial já em produção na zona Sul do país, o que coloca Moçambique numa posição de um dos maiores produtores mundiais de gás natural liquefeito.
A Empresa passará a envolver-se, sobretudo, no transporte, prestação de serviços marítimos e ferroviários, logística e armazenamento, no domínio de especialidade da indústria do petróleo e gás no país.
O Porto de Nacala localiza-se no extremo sul da baía de Bengo e, devido à profundidade das suas águas, apresenta condições excepcionais de navegabilidade, o que permite a entrada/saída de navios sem limitação de calado, 24 horas por dia, e não necessita de dragagem.
Estas características conferem-lhe a classificação de maior porto natural de águas profundas da costa oriental de África.
O Porto de Nacala conta, neste momento, com um terminal de carga geral capacitado para manusear 2 milhões de toneladas anualmente. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.