O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reuniu-se esta quarta-feira com o director do Programa de Desenvolvimento Digital da Microsoft, André de Aragão Azevedo, para discutir a possibilidade de cooperar com Moçambique no domínio da transformação digital logo no primeiro programa da iniciativa.
A Microsoft tem um ovo programa de desenvolvimento digital criado com o objectivo de apoiar os países na aceleração da digitalização e trazer uma série de benefícios para os países em desenvolvimento.
Para o desenvolvimento deste programa, a empresa de tecnologias digitais está neste momento no processo de identificação dos primeiros países com quem vai trabalhar.
“É o primeiro ano do programa, o ano do lançamento. Moçambique neste momento está posicionado como um dos países na linha da frente em termos de avançar para o programa. Foi um pouco sobre isto que discutimos”, disse o director do programa logo após encontro com o Chefe de Estado.
André Azevedo de Aragão mostrou-se entusiasmado a alinhar na cooperação com Moçambique, por ter notado “uma vontade enorme e o senhor Presidente ter mostrado essa intenção, essa prioridade de investir neste tema da transformação digital. O Presidente está a dinamizar esta agenda”.
O Governo moçambicano tem a questão de transformação digital como prioridade como uma das prioridades, e foi por isso que o Presidente solicitou este encontro para discutir sobre como a Microsoft pode investir em Moçambique para contribuir na materialização destes objectivos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.