Presidente da República Filipe Nyusi, distinguido no Malawi com o prémio "Excelência e Liderança", pela sua visão na provisão de infra-estruturas ferroviárias ao serviço da região, as quais concorrem para a redução dos custos de transacção na indústria e comércio.
A distinção de Filipe Jacinto Nyusi, foi feita este fim-de-semana na cidade de Lilongwe pela revista National Product Magazine, uma publicação internacional que destaca os avanços na produção e na prestação de serviços na África Austral.
Na cerimónia dirigida pelo ministro da indústria e comércio do Malawi, Sosten Gwengwe, foi destacada a figura do presidente Nyusi, pela sua visão na diplomacia económica, na criação de infra-estruturas para transportes que contribuem para o desenvolvimento sustentável e equitativo e, consequentemente,para a redução da pobreza na região.
A revista, aponta o melhoramento do corredor logístico de Nacala, que está apoiar o Malawi, na coordenação do comércio regional, na redução de custos e do tempo na movimentação de carga, sobretudo combustíveis e fertilizantes.
Nyusi é na visão dos mentores da distinção, uma figura que está a promover a competitividade, como um processo activo que propicia a transição da vantagem comparativa para a vantagem competitiva, facto que acelera a integração regional rumo ao desenvolvimento industrial e para a prosperidade económica.
José Zitha, encarregado de negócios no alto comissariado de Moçambique no Malawi, foi quem recebeu das mãos do ministro da Indústria e Comércio do Malawi, o prémio do presidente Filipe Jacinto Nyusi.
Na ocasião, também foi premiada a empresa Cervejas de Moçambique, por ser uma das marcas internacionais mais preferida pelos malawianos.
O prémio é atribuído numa altura em que o alto comissariado de Moçambique no Malawi, está em campanha de promoção de produtos moçambicanos no mercado deste país. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.