O Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Ossufo Momade, participam, hoje, em Vunduzi, distrito de Gorongosa, em Sofala, na cerimónia do encerramento da última base daquela formação política, indica um comunicado da Presidência da República.
O acto marca o fim da fase do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), iniciado a 31 de Julho de 2019, com a desmobilização dos antigos guerrilheiros da Renamo, na Base de Vunduzi.
O DDR está a ser implementado no quadro do Memorando de Entendimento sobre Assuntos Militares, anexo do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado a 06 de Agosto de 2019 pelo Presidente Nyusi e pelo líder da Renamo, Ossufo Momade.
A actividade que oficialmente encerra hoje, com a desactivação da última base da Renamo, inclui o registo e a entrega de armas e outros artigos militares.
Serão abrangidos 5.221 antigos guerrilheiros da Renamo, sendo 257 mulheres que passam à vida civil.
O processo é liderado pelo Grupo técnico conjunto do DDR e pelo Grupo técnico de monitoria e verificação. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.